Intercâmbio Cultural do CPS

Aluna da Etec Bento Carlos Botelho do Amaral- Amanda Cardoso embarcou hoje para a Inglaterra Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, realizado aqui na nossa Etec de Guariba.
divisor-interna
Embarque dos alunos, que teve como destino a cidade de Cambridge, na Inglaterra I Foto: Divulgação

Cada vez mais é evidente a importância de as pessoas aprenderem outro idioma, como inglês e espanhol. Esse tipo de conhecimento ajuda os profissionais a ingressar no mercado de trabalho ou a atingir cargos mais elevados nas empresas, além de promover a integração entre pessoas de outros países. Entre os meses de novembro de 2022 e fevereiro deste ano, o Centro Paula Souza (CPS) realizou o embarque de 327 estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais para o Intercâmbio Cultural promovido pela instituição. Divididos em 17 grupos, eles viajaram para as cidades de Londres, Brighton, Cambridge, Canterbury, Eastbourne, Oxford e Worthing, na Inglaterra, e de Dublin, na Irlanda.

Os alunos viajaram com as seguintes despesas pagas: curso intensivo de inglês, passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, seguro-viagem e ajuda de custo. Acompanhados de monitores do CPS, eles tiveram uma grade de aulas e passeios para conhecer a cultura do país visitado.

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do CPS, responsável pela organização do programa, realizou uma pesquisa com os monitores sobre o intercâmbio e estes pontos foram bem avaliados:

  • Serviços de intercâmbio (alocação dos estudantes em duplas nas casas, plano de viagem, seleção dos alunos, seguro-viagem, localização da escola, vale-transporte e treinamento dos monitores);
  • Desenvolvimento acadêmico e intercultural;
  • Infraestrutura da escola;
  • Certificação internacional;
  • Metodologia e didática do curso;
  • Atendimento da agência prestadora de serviço;
  • Apoio financeiro.

Ainda segundo o levantamento elaborado pela ARInter, os estudantes alcançaram melhora notável no nível de inglês, desenvolveram habilidades na resolução de problemas impostos pela vivência internacional, além de melhorar as competências socioemocionais e interculturais. “Uma das razões importantes do porquê internacionalizar uma instituição de ensino é a busca pela excelência. O Intercâmbio Cultural alcançou esse objetivo e permitiu também que o CPS se reposicionasse globalmente, uma vez que instituições internacionais e representantes de governos estrangeiros têm reconhecido o nosso investimento em programas”, explica a assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis.

Experiência fora de casa

Para a maioria dos alunos, esta foi a primeira viagem internacional ou até a primeira experiência fora de casa. Durante quatro semanas, eles realizaram curso intensivo de língua inglesa e aprenderam sobre a cultura local.

A aluna do curso técnico em Química Integrado ao Ensino Médio da Etec Bento Carlos Botelho do Amaral, de Guariba, Amanda Cardoso da Silva, viajou para Canterbury. 

Amanda Cardoso da Silva I Foto: Arquivo Pessoal
Facebook
Instagram
Notícias do Portal ETEC

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp